Etiópia reafirma apoio à Líbia e promoção de relações bilaterais
Trípoli, Líbia (PANA) - O ministro dos Negócios Estrangeiros da Etiópia, Demeke Mekonnen, reafirmou durante um encontro com o seu homólogo líbio, Najla al-Mangouch, o forte apoio do seu país ao Estado líbio no seio da União Africana (UA) e a aspiração da Etiópia de estabelecer relações fortes com a Líbia com base nas relações históricas entre os dois países.
Durante a reunião desta quinta-feira, à margem do segundo dia de trabalho da 42ª sessão ordinária do Conselho Executivo da União Africana, em Addis Abeba, a Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional da Líbia, Najla al-Mangouch, informou o seu homólogo etíope sobre o desenvolvimento do processo político na Líbia e a orientação do Governo de unidade nacional a favor do fim das fases de transição e da realização de eleições, refere um comunicado do ministério líbio.
A mesma fonte indicou que o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Vice-Primeiro-Ministro da Etiópia também passou em revista a experiência do seu país na reconciliação nacional e o plano do seu país no domínio do desenvolvimento e economia através da implementação de projectos nacionais e exploração dos recursos naturais do país.
Mekonnen convidou a discutir da maneira como a Líbia pode restaurar o seu papel em África e apoiar projetos de desenvolvimento em África e na Etiópia, de acordo com o comunicado.
A ministra líbia renovou a discussão sobre a sua visão para lidar com a questão da emigração ilegal através de uma abordagem global ao desenvolvimento dos países de onde partem os migrantes em África para a Europa.
Ela também saudou a vontade comum dos dois países de acelerar a ativação do Memorando de Entendimento bilateral sobre a força de trabalho etíope.
No final do encontro, o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Etiópia afirmou aceitar o convite do Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional para visitar a Líbia.
-0- PANA BY/JSG/SOC/MAR 17Fev2023