Cabo Verde implementa projeto para utilização de águas residuais na agricultura
Praia, Cabo Verde (PANA) – O ministro cabo-verdiano da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, anunciou o inicio da implementação do projeto-piloto visando a utilização da água retida na Estação de Tratamento das Águas Residuais (ETAR), da Ribeira de Vinhas, para produção de culturas hortícolas sem qualquer risco de contaminação.
Segundo o governante, trata-se de um projeto que utiliza uma tecnologia moderna para o tratamento da água com uma produção na ordem de cinco a seis toneladas por hora durante 24 horas “o que vai permitir a irrigação de quatro hectares de terreno por gota-a-gota”.
Este projeto-piloto, adiantou, será massificado em outros ETAR, em funcionamento nas outras ilhas do arquipélago, integrado no pacote financeiro de 35 milhões de Euros contraídos por Cabo Verde junto do governo da Hungria para investir em sistemas de dessalinização de água salobra, tratamento e reutilização das águas residuais no País.
No caso da ETAR da ilha de São Vicente, Gilberto Silva, referiu que, neste momento, o Ministério da Agricultura está a iniciar uma colaboração com os agricultores locais para fazer o seguimento agronómico da produção com dados relevantes, o que "vai permitir massificar essa experiência feita na Ribeira de Vinhas".
Para Gilberto Silva, este projecto também prova que se há ilha onde a abordagem da economia circular no setor de água vai funcionar é São Vicente, porque, explicou, há “bastante produção” de água dessalinizada e há muita gente ligada à rede de esgoto, pelo que é muita água que chega à ETAR da Ribeira de Vinhas.
-0- PANA 05out2020