UNESCO lança projeto regional para África em Ouagadougou
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) lançou, em Ouagadougou, um projeto denominado “Promover os Valores do Desporto na Educação, Saúde e Governação das Federações Desportivas em África”, soube sexta-feira a PANA de fonte oficial na capital burkinabe.
Este projeto será implementado na sua fase piloto, no Burkina Faso e na Côte d'Ivoire.
O chefe do Governo burkinabe, Christophe Joseph Marie Dabiré, reuniu-se quinta-feira com os responsáveis do projeto cujo objetivo é a instauração pela UNESCO de um quadro de cinco componentes, para promover o desporto em África, indica um comunicado.
Trata-se, nomeadamente, da criação de um ambiente favorável a uma educação física de qualidade, à promoção dos valores do desporto para a paz e a coexistência pacífica entre os povos e à promoção da liderança feminina na governação do desporto e nas federações nacionais.
Pretende igualmente propiciar a luta contra a dopagem, a promoção da integridade no desporto, a promoção da inclusão e do acesso das pessoas com deficiência na prática do desporto e as competições desportivas.
A prazo, o projeto deve ser implementado em todos os países-membros da CEDEAO, juntando-se aos dois países escolhidos para esta fase piloto, o Burkina Faso e a Côte d'Ivoire.
"Nas políticas públicas que conduzimos, geralmente quando se fala de desenvolvimento económico e social, coloca-se em segundo plano setores como o desporto e a cultura, que são, contudo, setores extremamente importantes, porque se dirigem em primeiro lugar aos jovens, que devem contribuir para o desenvolvimento económico e social”, defendeu Dabiré.
Convidou os parceiros a mobilizar-se, para prestar as contribuições financeiras que podem permitir desenvolver todo o projeto.
-0- PANA TNDD/TBM/MAR/IZ 20dez2019