São Tomé, São Tome e Príncipe (PANA) - O Governo são-tomense anunciou a elaboração dum programa a ser submetido ao Banco Mundial e ao Fundo Monetário Internacional, anunciou no fim de semana o primeiro-ministro são-tomense, Jorge Bom Jesus.
O programa será investido, após a crise do Covid-19 (coronavírus), em virtude do perdão da divida que o país tinha para com as duas instituições de Bretton Wood, acrescentou sexta-feira última Bom Jesus.
O primeiro-ministro são-tomense reagia a uma decisão tomada um dia antes pelo FMI e pelo BM de perdoarem dívidas dos países mais pobres, incluindo São Tomé e Príncipe.
O chefe do Governo são-tomense disse que uma equipa do ministério do Plano, Finanças e Economia Azul, está a trabalhar no sentido de apresentar a Bretown Wood (as duas instituições financeiras internacionais) um programa pós- crise Covid-19.
Parabenizou a iniciativa e realçou a solidariedade e a sensibilidade de várias instituições financeiras face ao choque económica à escala global, provocada pelo coronavírus.
Por sua vez, o ministro da Saúde, Edgar Neves, disse ter mantido, no início desta semana, conversações, através de uma vídeoconferência com uma equipa do BM, que-se mostrou "disponível" para dar um apoio considerável ao país para combater o Covid-19.
-0- PANA RMG/DD 29março2020