Túnis, Tunísia (PANA) - O Presidente tunisino cessante, Kaïs Saied, foi reeleito domingo com 90,69 por cento dos sufrágios expressos nas eleições presidenciais a Tunísia, anunciou o presidente da Comissão Eleitoral, Farouk Bouaskar.
Este último fez o anúncio segunda-feira última à noite durante uma conferência de imprensa consagrada aos resultados oficiais preliminares do escrutínio.
Os seus adversários, designadamente Avachi Zammel (preso) e Zouhair Maghzaoui, obtiveram respetivamente 7,35 por cento e 1,97 por cento.
Este plebiscito permite a Saied governar o país para um segundo mandato de cinco anos.
Os dados ultrapassam os publicados na véspera pelo Instituto de Sondagem Sygma Conseil que lhe davam 89,2 por cento dos votos, contestados no entanto pelos seus adversários que os qualifcaram« de “errados”.
A taxa de participação no escrutínio foi revista em alta com um aumento de c 28,8 por cemto dos votantes contra 27,7 por cento anunciados domingo último.
Na sede da sua campanha eleitoral, o Presidente tunisino reeleito advertiu que “vamos limpar o país de todos os corruptos e de todos os intrigantes."
-0- PANA BKN/BB/IS/SOC/DD 07out2024