Kigali, Rwanda (PANA) - Nove novos casos confirmados de ébola foram relatados de 27 de novembro a 3 de dezembro, nas províncias de Kivu Norte e Ituri no leste da República Democrática d Congo (RDC), indica um comunicado da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Nas últimas duas semanas, a violência, a agitação civil generalizada e os ataques dirigidos perturbaram gravemente a resposta ao ébola e restringiram o acesso às comunidades afetadas em muitas áreas, de acordo com a OMS.
A percentagem média global de contactos sob vigilância durante os últimos sete dias foi de 70, o que é inferior à média do mês de novembro anterior a estes eventos de segurança.
Nos últimos 21 dias, de acordo com a agência das Nações Unidas, foram notificados 22 casos confirmados em 10 das 71 áreas de saúde em quatro zonas de saúde ativas vizinhas nas províncias do Kivu Norte e Ituri.
A 3 de dezembro, um total de 3.313 casos de EVD foram notificados, incluindo 3.195 casos confirmados e 118 casos prováveis, incluindo 2.207 casos fatais, indicou o comunicado.
-0- PANA TWA/VAO/ASA/DIM/IZ 08dez2019