Morreu líder emblemático de revolta ivoiriense nos Estados Unidos
Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA) - O líder emblemático da revolta ivoiriense, o coronel Issiaka Ouattara, acabou de falecer nos Estados Unidos aos 52 anos de idade, soube a PANA de fontes familiares.
Morreu segunda-feira de manhã nos Estados Unidos, para onde havia sido evacuado de Marrocos, para cuidados médicos, de acordo com as fontes.
Wattao, como foi apelidado, foi um dos líderes de guerra denominados "com-zone" durante a revolta armada de 2002 dirigida por Guillaume Soro.
Muito próximo de Guillaume Soro, ele passou rapidamente de suboficial para oficial superior na sequência da revolta e da pós-crise eleitoral registado no mesmo ano.
Após a destituição do regime de Laurent Gbagbo, em 2011, Abidjan, a capital económica da Côte d'Ivoire, foi dividida em várias “zonas de segurança” e Wattao tomou o controlo de todos os bairros do sul desta metrópole, de Treichville a Port-Bouet, que comporta o Porto Autónomo de Abidjan e numerosas empresas.
Em agosto de 2011, ele foi igualmente nomeado, a título honorífico, vice-comandante da Guarda Republicana, e elevado, com a maioria dos outros "com-zones", ao grau de tenente-coronel no início do ano de 2014.
No entanto, Issiaka Ouatta caiu em desgraça em meados de 2014, depois de acumular erros e excentricidades.
Em julho de 2014, ele foi simultaneamente demitido das suas funções de comandante da segurança dos bairros do sul de Abidjan e do seu papel de chefe das operações do CCDO.
A 28 de agosto de 2014, ele foi enviado a Marrocos para uma formação duma duração de 10 meses, precisamente na Academia Real Militar de Meknes.
-0- PANA JU/JSG/FK/DD 6jan2020