Túnis, Tunísia (PANA) – Muitas pessoas ficaram feridas e várias detidas durante a repressão com gás lacrimogéneo, quinta-feira última, de uma manifestação pacífica organizada por requerentes de asilo africanos, na província de Medenine, no sul da Tunísia, constatou a PANA no local.
Os dois jornalistas estavam simplesmente a cobrir a manifestação organizada por ocasião do Dia Internacional dos Refugiados por estes requerentes subsarianos instalados no centro de acolhimento de Medenine que reclamavam pela sua transferência para um outro país, segundo o Fórum Tunisino dos Direitos Económicos e Sociais.
O Fórum Tunisino dos Direitos Económicos e Sociais exprimiu a sua compaixão aos requerentes de asilo que vivem em condições difíceis na Tunísia, denunciando ao mesmo tempo o uso da força contra as manifestações pacíficas.
Também exigiu a libertação de todas as pessoas detidas nestas condições.
Uma coligação composta pelo Fórum Tunisino para os Direitos Económicos e Sociais, pela Associação da Liderança e Desenvolvimento em África e pela Associação dos Estudantes Africanos na Tunísia tem vindo a manifestar-se pacificamente para apoiar migrantes e estudantes africanos na Tunísia, defendendo a livre circulação e a proteção dos mesmos.
-0- PANA YY/IN/JSG/MAR/DD 21junho2019