Trípoli, Líbia (PANA) – O dia 23 de ouubro corrente será um dia feriado em todas as instituições e todos os organismos públicos, em saudação à Festa da Libertação do país do jugo do antigo regime do finado coronel Muamar Kadafi, soube a PANA de fonte oficial.
Num decreto, o primeiro-ministro líbio, Abdelhamid Al-Dbaiba, pediu aos responsáveis de instituições com serviços humanitários e de segurança, que precisem da presença de trabalhadores nesse dia da festa, para terem em conta este aspeto para garantir uma permanência.
Sublinhou a necessidade de se preservar os direitos dos seus empregados de receber uma remuneração pelo trabalho efetuado nesse dia, em conformidade com as disposições da lei, de acordo com um comunicado publicado pelo gabinete de imprensa do primeiro-ministro.
Desde 2012, os Líbios celebram, em cada ano, o aniversário do “Dia da Libertação”, correspondente à data de 23 de outubro de 2011, ou três dias após a captura e a morte de Muamar Kadafi.
O regime deste último foi derrubado em agosto do mesmo ano, no termo de uma revolução iniciada a 17 de fevereiro de 2011, depois de 42 anos de um reinado ditatorial.
-0- PANA BY/IS/FK/DD 19out2022