Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O ex- ministro dos Negócios Estrangeiros do Burkina Faso, Djibril Bassolé, foi evacuado para a França na noite de terça para quarta-feiras última, para um tratamento médico, soube a PANA de fontes próximas da sua família em Ouagadou.
O avião em que Bassolé viajou descolou terça-feira última por volta das 23 horas locais, com destino a Paris, a capital francesa, onde ele tinha marcada uma consulta para o dia seguinte com um médico, de acordo com as mesmas fontes.
O general Djibrill Bassolé e o general Gilbert Dienderé foram condenados a 10 e 20 anos de prisão, respetivamente, no contexto do golpe de Estado frustrado em 2015 contra o então regime de transição no Burkina Faso.
Inicialmente evacuado para a Tunísia em 2019, por razões de saúde, Bassolé teve uma recaída e seus múltiplos pedidos de evacuação não vinham sendo indeferidos.
A sua família partilhou recentemente uma das suas fotos nas redes sociais, onde aparecia mais magro e visivelmente em má forma.
Esta imagem, amplamente comentada por internautas, influenciou claramente a tomada de decisão pelas autoridades competentes, segundo observadores da cena política burkinabe.
-0- PANA TNDD/JSG/CJB/DD 29jan2020