Embaixada britânica insta Líbios a compromissos para eleições
Trípoli, Líbia (PANA) - A Embaixada britânica na Líbia afirmou que o Reino Unido encoraja os líderes líbios a colocarem os interesses do povo em primeiro lugar e a fazerem os compromissos necessários para a realização de eleições no país.
Numa mensagem divulgada na sexta-feira, a embaixada acrescentou que as negociações sobre a formação de um novo governo devem fazer parte de negociações mais amplas sobre as eleições.
A embaixada citou parte de uma entrevista da porta-voz regional do governo britânico, Rosie Diaz, ao canal de televisão catariano Al-Jazeera, na qual ela disse que a formação de um novo governo interino estendeu a duração dos períodos de transição na Líbia sem pressionar o país rumo à votação.
Ela disse que a Grã-Bretanha apoiou os esforços do Representante Especial do Secretário-Geral da ONU para a Líbia, Abdoulaye Bathily, para conseguir eleições livres e independentes. "Acreditamos que a liderança líbia deve concentrar-se em atender às demandas contínuas do povo líbio, para o organizador das eleições o mais possível", acrescentou-se.
Sublinhou ainda que não há alternativa à realização de eleições, porque “o povo a isso aspira, e este passo é importante para o futuro da Líbia, pelo que apoiamos os esforços para a sua conclusão”.
Um roteiro aprovado pelo Parlamento líbio resultante das discussões da Comissão Conjunta 6+6 não é unânime entre os líbios, em particular para a nomeação de um novo governo percebido como uma tentativa de perpetuar as fases de transição que marcaram a vida no país durante a década destruída sem fornecer uma solução para as crises.
-0- PANA BY/JSG/SOC/MAR 13 agosto2023