Cabo Verde acolhe reunião da Comissão Regional Africana da OMT
Praia, Cabo Verde (PANA) – A ilha cabo-verdiana do Sal vai acolher, de 02 a 04 de setembro, a 64.ª reunião da Comissão Regional Africana da Organização Mundial do Turismo (OMT), com a presença de mais de 200 participantes, nacionais e estrangeiros, apurou a PANA segunda-feira de fonte oficial.
De acordo com uma nota do Governo cabo-verdiano, entre os participantes dessa reunião regional da OMT figuram ministros do Turismo do continente africano, investidores e instituições financeiras internacionais, altos dirigentes e especialistas dos setores público e privado e demais 'stakeholders' do turismo.
Além da 64.ª Reunião da Comissão Regional da OMT para África, Cabo Verde vai organizar ainda, durante os mesmos dias, a segunda edição do Fórum Global do Turismo para o Investimento em África.
Segundo o Executivo cabo-verdiano, ambos os eventos vão decorrer "sob o signo de investimento no turismo em África, numa altura em que todos os esforços estão concentrados na retoma e recuperação do turismo", bastante afetado pela pandemia da covid-19.
"A realização destes importantes eventos no nosso país assume primordial importância pelo seu impacto e dimensão, uma oportunidade ímpar para Cabo Verde, país onde o turismo é considerado o motor da economia, apresentar e posicionar-se perante África e o Mundo", prosseguiu.
Promover o investimento para o desenvolvimento e valorização do turismo em África, criação de uma imagem positiva de África e de Cabo Verde, enquanto destinos turísticos e maior integração africana, por via do turismo são os principais objetivos traçados para os eventos.
Da agenda de trabalhos, constam ainda a realização de dois 'workshops', dedicados aos temas: "Inovação e Marketing Digital -- Motores de Inovação e de Análise para acelerar o crescimento do Turismo" e "Prontidão do Investimento das Empresas Africanas".
Com a realização dessas duas reuniões, o arquipélago quer ainda recandidatar-se a um segundo mandato no conselho executivo da OMT, como também a assumir "um papel mais ativo e atuante" no seio da comissão regional africana da OMT.
Também em co-organização com a OMT, Cabo Verde já tinha recebido na ilha do Sal, em março de 2019, a primeira Conferência Ministerial sobre o Turismo e Transporte Aéreo em África, considerado um dos maiores eventos da instituição organizados no continente africano.
Cabo Verde é membro da OMT desde 2001 e foi eleito pela primeira vez para o conselho executivo da organização em setembro de 2017, para um mandato de quatro anos.
De acordo com o ministro cabo-verdiano do Turismo e Transportes, Carlos Santos, as reuniões serão um "importante palco" para o empresariado local realizar de contactos com organismos internacionais e daí extrair todas vantagens.
Neste sentido, o presidente da Câmara do Turismo de Cabo Verde, Gualberto do Rosário, considera que se trata de uma “grande oportunidade” para a participação de todos os atores ligados ao setor neste debate que decorrerá durante três dias, na cidade de Santa Maria
Gualberto do Rosário também acredita tratar-se igualmente de uma oportunidade para se começar a ter “novas perspetivas, novos horizontes e olhar para o continente africano como um mercado emissor”, que embora ainda seja um “mercado marginal”, considerando o conjunto da economia mundial, fica com cinco por cento para o turismo.
A cerimónia de abertura da reunião da Comissão Regional da OMT vai ser presidida pelo chefe de Estado cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, enquanto o primeiro-ministro do país, Ulisses Correia e Silva, vai abrir a segunda edição do Fórum Global do Turismo para o Investimento em África.
-0- PANA CS/IZ 31ago2021