Cotonou, Benin (PANA) - O Benin dotou-se de uma Agência para o Desenvolvimento do Empresariado dos Jovens (ADEJ), para substituir o Fundo Nacional de Promoção da Empresa e Emprego dos Jovens (FNPEEJ) que tem dificuldades para alcançar os seus objetivos, soube-se domingo de fontes próximas do Ministério responsável pelo setor.
A nova agência que substituirá o FNPEEJ estará dedicada à constituição de uma incubadora de pequenas e médias empresas que contribuirão para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do país.
O dispositivo operacional da nova agência consistirá num melhor acompanhamento dos jovens empresários, nomeadamente através da preparação para o empresariado, do reforço das capacidades, da facilitação do acesso ao financiamento, do acompanhamento das atividades.
Mais de uma década após a sua criação, lembre-se, o FNPEEJ tem dificuldades para alcançar os seus objetivos, devido a graves disfuncionamentos e a dificuldades estruturais.
Um diagnóstico recentemente efetuado para corrigir a situação ressalta a necessidade de estabelecer uma nova orientação bem como um dispositivo operacional, compatíveis com o Programa de Ação do Governo.
-0- PANA IT/BEH/FK/IZ 19abril2020