Banco Mundial desembolsa $ 300 milhões para combater pobreza na Tunísia
Túnis, Tunísia (PANA) - O Banco Mundial (BM) desembolsou 300 milhões de dólares à Tunísia para apoiar os seus esforços na luta contra a pobreza, soube a PANA de fonte oficial.
O anúncio foi feito pelo vice-presidente do Grupo BM para o Médio Oriente e a África do Norte, Farid Belhaj, no final dum encontro segunda-feira com o Presidente da Tunísia, Kaïs. Saied.
De acordo com um comunicado da Presidência tunisina, este envelope deverá beneficiar cerca de um milhão de famílias no âmbito de um programa social que será colocado sob a tutela do Presidente da República.
O encontro versou sobre a situação financeira e económica da Tunísia e como ajudar o país a superar suas dificuldades.
Os dois interlocutores abordaram igualmente o processo iniciado pelas autoridades tunisinas para a recuperação de fundos colocados no exterior pelo ex-Presidente tunisino, Zine El Abidine Ben Ali (1987-2011) e seus próximos colaboradores.
Autoridades tunisinas encontram dificuldades essencialmente judiciárias, disse Saied, reiterando a sua vontade de envidar todos os esforços possíveis para que o povo tunisino possa recuperá-los, acrescentou o comunicado.
Neste contexto, Belhaj exprimiu a vontade do Banco Mundial de ajudar a Tunísia a recuperar estes recursos, colocando a sua perícia nesta matéria à disposição do Estado tunisino.
Garantiu que o Banco Mundial tem uma grande experiência nesta matéria.
O encontro permitiu também abordar o projeto da “cidade médica de Kairouan”, que, segundo o Presidente tunisino que a preconizou, deve compensar um défice, em termos de infraestruturas de saúde, constatado em todo o centro do país.
O projeto criará finalmente 50 mil empregos, afirmou o chefe do Estado tunisino, citado na nota.
O BM quer contribuir para a conclusão dos estudos necessários sobre diferentes componentes deste vasto projeto, acrescentou o comunicado.
-0- PANA BB/IS/MAR/DD 15março2021