BADEA financia projetos avultados em Cabo Verde
Praia, Cabo Verde (PANA) – Os compromissos do Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico em África (BADEA) no “desenvolvimento sustentável” de Cabo Verde, em termos de financiamentos, estimam-se em mais de 65 milhões de dólares, soube a PANA de fonte oficial na cidade da Praia.
O anúncio foi feito por uma missão do BADEA, chefiada por A. Oumali, que deslocou-se à ilha cabo-verdiana de Santo Antão, no quadro do lançamento dum projeto de água e saneamento, extensivo aos três municípios locais, co-financiado em 84 por cento pelo BADEA e orçado em 12 milhões de dólares.
Os projetos financiados em Cabo Verde por esta instituição bancária internacional abarcam, para além de Santo Antão, as ilhas de Santiago e do Sal.
Deste pacote, destacam-se projetos de água e saneamento de Pedra Padejo, no município de Santa Cruz, na ilha de Santiago, do reforço do abastecimento de água à cidade da Praia e do reordenamento das bacias hidrográficas de São João Baptista (Ribeira Grande de Santiago), de Alto Mira (Porto Novo) e Ribeira da Torre (Ribeira Grande de Santo Antão).
Nesta semana, foi lançado o projeto de água e saneamento de Santo Antão, indicou.
que engloba os três municípios da ilha e com duração de três anos.
Por sua vez, o ministro cabo-verdiano da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, que presidiu ao ato, na presença de autarcas da ilha, sublinhou que se trata de um empreendimento estruturante que vai resolver problemas de Santo Antão, no domínio do saneamento e da água, uma vez que, frisou, serão projetados os municípios para os serviços muito mais sustentáveis e contribuir-se-á para a melhoria de qualidade ambiental e de vida dos utentes.
“Trata-se de uma primeira fase, que engloba os três municípios, onde o de Porto Novo terá uma fatia maior deste orçamento, tendo em conta que os investimentos na parte do saneamento são mais custosos”, realçou.
-0- PANA CS/DD 11set2019