AFD concede €15 milhões a empresas digitais inovadoras em África
Paris, França (PANA) – A Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) lançou um novo fundo de 15 milhões de euros dedicado às jovens empresas digitais inovadoras em África, para fazer emergir start-ups africanas de impactos positivos, criando o valor para a economia e para a sociedade, soube a PANA terça-feira.
O financiamento visa start-ups digitais em início de atividade, incubadoras, hubs e aceleradores desdobrados por parceiros locais do grupo AFD, em 45 países de África, podendo o apoio financeiro atingir os 300 mil euros, indica a AFD, um estabelecimento público que realça a política de França em matéria de desenvolvimento e de solidariedade internacional.
A Agência explica que estas empresas inovadoras, que apresentam um real potencial em termos de criação de empregos e de impacto para o desenvolvimento sofrem hoje de falta de financiamentos, em particular nas primeiras fases do seu desenvolvimento.
Segundo AFD, apenas 20 por cento das pequenas e médias empresas (PME) africanas podem solicitar um empréstimo bancário e 87 porcento das start-ups não têm acesso a nenhum financiamento.
O objetivo deste fundo é apoiar a emergência e o desenvolvimento de jovens empresas inovadoras em África, permitindo melhorar o acesso aos financiamentos das start-ups desde o início da sua atividade e apoiar de maneira sustentável a criação de um ambiente favorável à inovação digital, ao empreendedorismo e aos investimentos, apoiando as incubadoras, hubs e aceleradores.
O dispositivo financeiro vem complemento da Pataforma Associativa Digital África, uma componente da iniciativa Choose Africa pela qual o Grupo AFD compromete-se a consagrar dois biliões e 500 milhões de euros às start-ups e às PME africanas até 2022.
-0- PANA TBM/SOC/MAR/IZ 18dez2019