Lomé, Togo (PANA) - Togoleses aguardam pelos resultados das eleições regionais e legislativas ocorridas em simultâneo segunda-feira úlçtima, notou a PANA em Lomé.
Desde o final da votação e da contagem, os resultados tendenciais prometidos pela Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) ainda não foram anunciados.
De fonte segura, a CENI compila ainda os resultados enviados pelas Comissões Eleitorais Locais Independentes (CELI), suas filiais.
De momento, há muita especulação sobre irregularidades eleitorais constatadas por certos candidatos e partidos políticos, bem como sobre uma alegada pressão a que terão sido sujeitos no país grupos políticos.
Mas, a vida na sociedade retomou nornalnebte e trabalhadores preparam a celebração do 1.º de Maio, Dia Mundial dos Trabalhadores.
Segunda-feira última, os togoleses foram às urnas para elegerem 113 deputados para a Assembleia Nacional e 179 conselheiros regionais, num contexto de crise.
Está na base disto a adoção, há dias, pelo Parlamento cessante, de uma lei que altera a Constituição e que fez passar o Togo de um regime presidencial para um regime parlamentar, lembra-se.
Assim sendo, o próximo Presidente da República será eleito pelo Parlamento, portanto já não direitamente pelo povo.
-0- PANA FAA/IS/MAR/DD 30abril2024