Dakar, Senegal (PANA) - O Estado do Senegal vai abrir um fundo de emergência de 10 milhões de francos CFA (um dólar equivale a cerca de 590 francos CFA) para combater as inundações ocorridas no último fim de semana, em todo o país, anunciou terça-feira o Presidente Macky Sall.
“Os três biliões serão usados para o apoio direto às populações sinistradas, os outros sete biliões de francos servirão para apoiar os serviços dos bombeiros, da ONAS (Escritório Nacional de Saneamento) e a compra de equipamentos adicionais”, precisou Sall numa mensagem à nação.
As cheias causadas por três dias de fortes chuvas fizeram pelo menos seis mortos, elevados danos materiais e milhares de pessoas sinistradas.
"Estamos no quadro da perturbação climática que é um fenômeno global, que faz com que venhamos a ter situações cada vez mais difíceis", advertiu o chefe de Estado senegalês.
Em 2012, o Presidente Macky Sall criou um programa decenal de luta contra as inundações com um montante de 750 milhões de francos CFA, cuja eficácia é criticada por uma parte da oposição que reclama pela auditoria.
“O Governo vai apresentar a situação do plano decenal, especialmente um novo esquema de novos financiamentos para completar este plano decenal”, anunciou o Presidente senegalês.
-0- PANA AAS/JSG/MAR/IZ 09setembro2020