Presidente beninense preocupado com sistema educacional do país
Cotonou, Benin (PANA) - O Presidente do Benin, Patrice Talon, disse-se, terça-feira, preocupado com o setor da educação no Benin, soube a PANA de fonte oficial.
“No setor da educação, a nossa situação continua preocupante em geral. Ainda que a taxa de escolaridade dos nossos filhos pareça cada vez mais satisfatória, a cobertura das nossas necessidades em termos de infraestruturas e, especialmente na educação, continua insuficiente a todos os níveis ”, lamentou Talon, na sua mensagem anual sobre o Estado da Nação na Assembleia Nacional.
O chefe do Estado indicou que a fraqueza mais preocupante deste setor vital para o presente e especialmente para o futuro do Benin é estrutural.
“O nosso sistema educacional forma a maioria dos nossos filhos desempregados mas não fornece à nossa economia a mão de obra qualificada de que ela precisa para se desenvolver e criar riqueza”, lamentou.
A seu ver, urge remediar esta situação substituindo a maioria dos atuais estabelecimentos secundários e universitários por faculdades, escolas secundárias e escolas superiores técnicas e profissionais.
Esta reforma, já em curso, será rapidamente popularizada, afirmou o Presidente do Benin, garantindo que já estão a ser realizados investimentos massivos neste quadro.
Esta mensagem sobre o Estado da nação, perante a Assembleia Nacional, é a quinta do mandato de cinco anos de Patrice Talon, empossado a 6 de abril de 2016.
-0- PANA IT/JSG/MAR/DD 29dez2020