Peritos de comunicação para CAADP reúnem-se em Nairobi
Luanda, Angola (PANA) - Um encontro de peritos de comunicação para o Programa Integrado de Desenvolvimento da Agricultura de África (CAADP, sigla em inglês) acaba de se realizar em Nairobi (Quénia), soube a PANA de fonte oficial.
Nessa ocasião foi abordada a estratégia deste setor a fim de aperfeiçoar o plano de trabalho e métodos de aumentar a sensibilizaçào e a compreensão dos objetivos do programa agrícola.
O evento marcou a primeira reunião de peritos em comunicação do CAADP (Programa Integrado de Desenvolvimento da Agricultura em África), sublinhando a importância de colmatar lacunas de comunicação.
Também foi realçada a importância de formar um grupo de trabalho para abordar estas questões, bem como a necessidade premente de melhorar a estratégia e reforçar os esforços de colaboração para impulsionar o desenvolvimento agrícola em todo o continente.
Os participantes realçaram ainda a necessidade de desenvolver conteúdos e produtos direcionados para várias partes interessadas e, especialmente, para pequenos agricultores, reforçando a importância de captar melhores práticas e de as partilhar em todo o continente.
Desta feita, reconheram a importância dos jovens, das mulheres, das associações de agricultores, das Organizações da Sociedade Civil (OSC) e de outros atores não estatais como vozes importantes na agricultura, que devem fazer parte integrante destes processos, especialmente a nível das bases.
“Há a necessidade de estratégias eficazes de comunicação e visibilidade para assegurar a ampla divulgação dos resultados. Uma vez que o CAADP existe há mais de duas décadas, foi evidente que muitos agricultores ainda não estão esclarecidos sobre os objetivos, o significado e impacto do programa”, lê-se numa nota final.
Um dos principais pontos focais debatidos foi o imperativo de estabelecer uma estratégia de comunicação abrangente que cubra todas as fases do processo do CAADP , tendo os técnicos, da Comissão da União Africana (CUA) enfatizado a importância de envolverem os meios de comunicação convencionais e digitais a fim de divulgarem informações abrangentes sobre iniciativas e realizações do CAADP.
Como parte desta iniciativa, foi proposta uma variedade de ferramentas, como resumos de políticas sucintos, infografias envolventes e campanhas dinâmicas nas redes sociais, e outros materiais educativos, recursos que vão servir como ativos instrumentais para se comunicar eficazmente com o público alvo, com o objetivo de transmitir, de forma proficiente, a essência da missão do CAADP.
Foram identificadas várias estratégias para elevar estes procedimentos, incluindo a reconfiguração de mensagens para se harmonizarem com as recomendações do CAADP, alavancando plataformas globais para contextualizar e acentuar os objetivos do CAADP e o aproveitamento do potencial dos meios de comunicação social para amplificar narrativas do programa e alargar o seu alcance.
Consta das recomendações a renovação de uma rede de jornalistas e de meios de comunicação social dedicada à cobertura dos desenvolvimentos agrícolas e das notícias relacionadas com o CAADP.
O encontro ressaltou igualmente a importância de criar um quadro coordenado para esforços de comunicação a diferentes níveis, desde o continental ao regional e nacional.
“Este quadro permitiria ao CAADP envolver-se estrategicamente com governos, decisores políticos e outras partes interessadas para garantir que as recomendações do programa sejam incorporadas nas políticas e orçamentos agrícolas nacionais”, refere o documento que contém as linhas mestras da estratégia.
Os participantes também discutiram sobre a necessidade de integrarem as atividades de comunicação no processo mais amplo do CAADP, incluindo ciclos de revisão do relatório bienal, alinharem estratégias de comunicação com objetivos de cada ciclo e assegurar que os resultados e as recomendações sejam efetivos.
A reunião juntou representantes da CUA, AUDA (Agência da União Africana para o Desenvolvimento) -NEPAD (Nova Parceria para o Desenvolvimento de África), entre outros parceiros, serviu de algima forma dum ponto de encontro para os participante reconhecerem os desafios e oportunidades na comunicação para o desenvolvimento agrícola em África.
-0- PANA JF/DD 07setembro2023