Lusaka, Zâmbia (PANA) - O ex-Presidente zambiano, Rupiah Banda foi enterrado sexta-feira no Parque da Embaixada Presidencial na cidade capital do país, Lusaka, soube a PANA de fonte oficial.
Rupiah Banda, falecido aos 85 anos de idade, sexta-feira última, foi enterrado numa cerimónia a que assistiram dignitários estrangeiros, onde foram dadas 21 salvas de canhão na retaguarda.
Falando nessa ocasião, o Presidente zambiano, Hichilema, disse que o Presidente Banda ficariá nas memórias pela sua humildade e integridade, acrescentando que o mesmo tinha capacidade de criar uma atmosfera calma mesmo em caso de tensão.
Por sua vez, a sua viúva, Thandiwe, num discurso lido por uma amiga íntima da família, Alice Banda, disse-se grata a Deus pela oportunidade partilhada com o seu marido nos últimos 20 anos.
Acrescentou que a vida do seu marido era maior do que a vida e que sentirá muita falta dele no tocante à alegria que trouxe para as suas vidas.
Entre os delegados estrangeiros ao funeral de Rupiah Banda figuram o Presidente do Zimbabwe, Emmerson Mnangagwa, o da Namíbia, Hage Geingob, o ex-Presidente do Botswana, Ian Khama, o ex-Presidente da Tanzânia, Jakaya Kikwete, o ex-Presidente moçambicano, Joaquim Chissano e o ex-Presidente do Malawi, Bakili Muluzu.
Rupia Banda foi o quarto Presidente da Zâmbia, de 2008 a 2011.
-0- PANA MM/MA/BAI/IS/DIM/DD 19março2022