China concede assistência militar de 5 milhões de euros a Cabo Verde
Praia, Cabo Verde (PANA) - A China vai conceder a Cabo Verde cinco milhões de euros para a assistência militar para os próximos cinco anos, apurou a PANA quarta-feira de fonte oficial, na cidade da Praia.
Segundo o ministro cabo-verdiano da Defesa, Luís Filipe Tavares, as duas partes assinaram um acordo com base no qual as Forças Armadas Cabo-(FACV) vão ser dotadas de novo equipamento de mobilidade, com reforço dos meios de transporte terrestres, nas três regiões militares do país.
"Vamos ter também um sistema de rádio-comunicações moderno nas três regiões militares. É a primeira vez que isso está a acontecer nas nossas Forças Armadas, e vamos continuar a fazer formação, a treinar os nossos militares”, declarou Tavares no ato de assinatura do protocolo com o embaixador chinês, em Cabo Verde, Du Xiaocong.
Tavares, igualmente ministro dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde, disse que os cinco milhões de euros "representam algo de muito importante para a nossa instituição castrense", acrescentando que "estamos num momento de viragem nas Forças Armadas”.
Por sua vez, o embaixador Du Xiaocong prometeu que "os materiais de assistência vão ser entregues, em breve, à parte cabo-verdiana, para execução".
O diplomata explicou que o protocolo assinado concretiza o consenso acordado pelo primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, e pelo Presidente da China, na cimeira de Beijing, no âmbito da cooperação China-África, realizado em setembro de 2018.
-0- PANA CS/IZ 12março2020