Banco Mundial apoia setor educativo no Togo
Lomé, Togo (PANA) - O Banco Mundial (BM) aprovou um financiamento de 60,1 milhões de dólares americanos, para ajudar o Togo a melhorar as condições de educação básica para todos, soube a PANA sábado de fontes próximas da Missão da instituição de Bretton Woods, em Lomé.
Trata-se de um "Projeto de Melhoramento da Qualidade e Equidade da Educação Básica", financiado pela Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA), uma filial do BM, e pela Parceria Mundial para a Educação.
O projeto visa melhorar a qualidade e garantir o acesso equitativo à educação básica, devendo contribuir para "reforçar o ensino fundamental e médio, bem como melhorar a gestão geral do sistema educacional".
Em particular, pretende-se construir novas salas de aula, formar mais professores e a reformar as escolas, os currículos, a política do livro didático e o programa de subvenções baseadas no desempenho e na redução significativa dos obstáculos à educação de meninas em zonas desfavorecidas para criar um "ambiente seguro e sensível ao gênero", indica a fonte.
Além destas componentes, o BM, por meio deste projeto, quer promover a tecnologia digital no ambiente escolar e financiar "o estabelecimento de uma plataforma multimodal de ensino à distância, agregando esforços existentes e futuros".
Para o representante residente do BM no Togo, HawaWague, "este financiamento contribuirá para a implementação do roteiro do Governo para 2025, apoiando projetos prioritários que visam aumentar as capacidades do acolhimento escolar e melhorar a qualidade da educação, a fim de reforçar o índice de capital humano do país ”.
Além do desenvolvimento estrutural da economia, o BM apoia no Togo políticas setoriais como a educação, recorda um comunicado de imprensa da instituição financeira.
-0- PANA FAA/JSG/SOC/MAR/IZ 29ago2021