Senegal acolhe CAN de Andebol Feminino de 2022
Dakar, Senegal (PANA) - O Senegal, país anfitrião do Campeonato Africano de Andebol feminino das Nações 2022, substituiu oficialmente os Camarões, sexta-feira, ao receber a bandeira da Confederação Africana de Andebol (CAHB), no final da final da 24,ª edição, conquistada pela Angola.
A equipa feminina do Senegal, duas vezes finalista da competição, não pôde ultrapassar este ano os quartos-de-final em Yaoundé (Camarões).
Os Camarões, derrotados pelo Congo (21-20), só conseguiram terminar em quinto lugar.
Contudo, deverão preparar o "seu" CAN 2022 com um outro técnico, uma vez que o seu treinador francês, Frederic Bougeant, anunciou a sua retirada.
Bougeant Tinha passado cinco anos à frente da equipa feminina senegalesa com a qual disputou três CAN (2016, 2019 e 2021) e um Mundial (2019).
O técnico francês tinha sido criticado pela imprensa senegalesa após a derrota das suas meninas nos quartos-de-final contra o Congo, por ter "voluntariamente" perdido o seu jogo de grupo contra a Tunísia, para evitar enfrentar Angola nos quartos-de-final.
Bougeant descreveu a sua passagem à frente das Leoas do andebol do Senegal como "experiência humana e profissional de uma riqueza sem igual."
Quanto ao presidente da Federação Senegalesa de Andebol (FSHB), Seydou Diouf, falou em "balanço mitigado" do técnico francês, aludindo a este CAN camaronês.
Doravante , ele e o seu estafe terão de preparar melhor a próxima CAN em casa, no próximo ano. Mas será sem a vice-capitã daequipa e extremo avançado esquerdo , Awa Diop, que decidiu, aos 29 anos de idade, pôr fim à sua carreira internacional depois de ter parado a nível de clube a 29 de maio último.
-0- PANA BKN/JSG/DIM/DD 19junho2021