Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – França diz deplorar com veemência a expulsão de correspondentes dos jornais “Monde” e “Libération” do Burklina Faso, que acontece alguns dias após a decisão de suspender a difusão dos programas de “France 24”.
« França reafirmou o seu compromisso constante e determinado a favor da liberdade da imprensa e da proteção dos jornalistas em toda parte no mundo “, de acordo com um comunicado do Ministério francês dos Negócios Estrangeiros.
Sophie Douce do jornal « Monde » para África e Agnès Faivre de « Libération” receberam a ordem das autoridades burkinabes para se retirarem, sábado, da capital Ouagadougou num prazo de 24 horas.
Estas expulsões deveram-se à publicação, no início da semana passada de um inquérito sobre alegações de “exações cometidas pelo Exército burkinabe”.
Os dois jornais franceses denunciaram, domingo, em várias publicações, a expulsão dos seus correspondentes do Burkina Faso e declararam que isso testemunha “a confirmação que a liberdade da imprensa no Burkina Faso está pesadamente ameaçada”.
-0- PANA TNDD/IS/FK 3abril 2023