Novo presidente do Conselho Presidencial líbio anuncia prioridades
Tripoli, Líbia (PANA) - O novo presidente do Conselho Presidencial, eleito pelo Fórum do Diálogo Político Líbio (DPL), Mohamed Younès Al-Manfi, identificou três prioridades para a nova Autoridade Executiva Unificada Interina, que deverá liderar a fase de transição até às eleições gerais de 24 de dezembro, incluindo a unificação do exército e a reconciliação nacional.
Numa declaração à sua chegada a Tobrouk (leste) sexta-feira, Al-Manfi salientou que a primeira grande tarefa da nova Autoridade Executiva é unificar o exército, assegurando o seu apoio à pista de segurança da Comissão Militar Mista 5 + 5 patrocinada pela Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL).
"Começamos com a instituição militar na região oriental para salientar que a unificação das instituições é um dos caminhos mais importantes", acrescentou, referindo-se à sua visita a Benghazi e ao seu encontro com o chefe rebelde, Khalifa Haftar.
Al-Manfi considerou a unificação das instituições como uma das "prioridades mais importantes porque beneficia rapidamente o cidadão", considerando que este caminho "melhora as condições de vida, uma vez que não haverá eleições sem segurança e economia".
Sublinhou a continuação dos esforços para uma reconciliação abrangente entre os Líbios e a seleção de personalidades para conduzir esta reconciliação, sublinhando que este "passo difícil exige que todos se unam para colocar a Líbia em segurança através de eleições justas no final deste ano".
O novo presidente do Conselho Presidencial chegou a Tobrouk vindo da cidade de Benghazi, a segunda etapa da sua visita após a sua eleição pelo Fórum de Diálogo Político.
-0- PANA BY/IS /DIM/IZ 13fev2021