Gana dissolve sua sétima legislatura para instalar novo Parlamento
Accra, Gana (PANA) - O Gana dissolveu quarta-feira à meia-noite a sua sétima legislatura, desde 1993, para permitir a instalação do oitavo Parlamento, constatou a PANA no local.
O evento seguiu-se ao emposse do Presidente ganense reeleito, Nana Addo Dankwa Akufo-Addo, cadidato do Novo Partido Patriótico (NPP), depois das eleições presidenciais de 7 de dezembro de 2020.
Houve uma confusão no local, numa altura em que deputados iniciavam o processo de eleição do Presidente do Parlamento, dos primeiro e segundo vice-presidentes da oitava legislatura do Gana.
O NPP designou o presidente, Michael Aaron Ocquaye, enquanto o Congresso Nacional Democrático (NDC), da oposição, elegeu um dos seus antigos deputados, Alban Bagbin.
O NDC e o NPP têm cada 137 assentos mais um candidato independente que decidiu trabalhar com o NPP.
O NPP obteve quarta-feira uma injunção do Tribunal contra um deputado eleito do NDC, que alegadamente tem uma dupla nacionalidade.
O que significa que o número de assentos do NDC foi reduzido para 136, mas após consultas entre os líderes, este último foi autorizado a votar.
A votação foi perturbada quando deputados do NDC protestaram contra o facto de os seus colegas do NPP terem mostrado seus boletins de voto preenchidos aos seus líderes antes de votarem.
Nesta confusão, soldados armados e a Polícia foram introduzidos na Câmara, suscitando a fúria do NDC.
O candidato do NDC às eleições presidenciais, o ex-Presidente John Dramani Mahama contesta a vitória de Akufo-Addo nos Tribunais.
-0- PANA RA/MA/NFB/JSG/FK/DD 07jan2021