Estados Unidos instam Governo centroafricano a anunciar data de eleições autárquicas
Washington, DC, Estados Unidos (PANA) - Os Estados Unidos apelaram terça-feira ao governo da República Centro-Africana (RCA) para anunciar uma data para as eleições locais, nas quais todos os centro-africanos poderão exprimir as suas opiniões nas urnas .
Num comunicado divulgado pelo Departamento de Estado, os Estados Unidos sublinharam a importância de todas as partes interessadas na RCA, incluindo o Governo, a oposição política e a sociedade civil, se envolverem nos processos eleitorais do país de forma transparente, construtiva e pacífica.
O comunicado refere que no dia 21 de Agosto o Tribunal Constitucional validou os resultados do referendo constitucional de 30 de Julho, que, entre outras alterações, elimina a limitação do número de mandatos presidenciais e prejudica a governação democrática do país.
“Estamos convencidos de que transições pacíficas regulares de poder resultam em instituições fortes e em países mais estáveis e prósperos”, afirma o documento.
Também observa com “profundas reservas” relatos de baixa participação eleitoral e preocupações sobre o sigilo da votação.
“Eleições livres e justas, com processos eleitorais inclusivos, são essenciais para qualquer democracia”, sublinharam os Estados Unidos.
Segundo o Tribunal Constitucional, 95% dos eleitores aprovaram a votação e a participação foi pouco superior a 57%.
A nova lei aumenta o mandato presidencial para sete anos e elimina os limites à reeleição.
Também cria um vice-presidente nomeado pelo Presidente e um parlamento unicameral, abolindo o Senado.
-0- PANA MA/NFB/JSG/MAR 23 agosto2023