Kinshasa, RD Congo (PANA) - Os Estados Unidos asseguraram ao Presidente congolês, Felix Antoine Tshisekedi Tshilombo, o apoio da comunidade internacional durante o seu mandato como presidente em exercício da União Africana (UA).
A informação foi dada pela embaixadora americana junto da UA, Jessye Lappen, no final de uma audiência que o Presidente Felix Antoine Tshisekedi Tshilombo lhes concedeu, quinta-feira, em Kinshasa.
Nessa ocasião, a diplomata especificou que se trata de apoiar a liderança do presidente em exercício da UA e da RDC, na sua diplomacia.
Para Jessye Lappen, o encontro com o chefe do Estado congolês versou igualmente sobre todas as questões atuais no continente africano e, especialmente, a construção da Grande Barragem do Renascimento da Etiópia, bem como a situação no Tchad, precisamente na sua região de Tigray, no norte.
A questão da Grande Barragem do Renascimento etíope está no centro das discussões entre o Egito, a Etiópia e o Sudão, sob a mediação do presidente em exercício da UA.
Acompanharam a diplomata americana, um seu compatriota, Mike Hammer, embaixadora dos Estados Unidos na RD Congo, e o embaixador da UE, Jean-Marc Châtaigner.
-0- PANA KON/JSG/DIM/DD 7maio2021