Estados Unidos exortam atores zimbabweanos a engajar-se em eleições pacíficas
Washington, DC, EUA (PANA) - Enquanto os zimbabweanos se dirigem às urnas, na quarta-feira, os Estados Unidos apelam a todos os intervenientes para se comprometerem com eleições livres, justas e pacíficas.
Uma declaração divulgada em Washington pelo Matthew Miller, porta-voz do Departamento de Estado, disse que o povo do Zimbabwe merece a oportunidade de escolher o seu futuro sem medo de repressão ou intimidação, de acordo com a constituição do Zimbabwe.
“Acreditamos que o melhor caminho para a paz e a prosperidade é os Governos respeitarem o direito de voto dos seus cidadãos e permitirem processos políticos pacíficos e democráticos”, disse se.
A declaração observou que os Estados Unidos estão preocupados com as ações recentes que antecederam as eleições, incluindo a violência política e a legislação que restringe os direitos humanos e as liberdades consagradas na constituição do Zimbabwe.
“Os Estados Unidos condenam a recusa de acreditação a muitos jornalistas internacionais e membros da sociedade civil nacional para cobrir as eleições no país, bem como os atrasos na acreditação de observadores eleitorais”, disse Miller.
As autoridades americanos apelaram ao governo do Zimbabwe e a todos os líderes políticos para garantirem que as eleições decorram sem violência ou coerção.
"Embora os Estados Unidos não apoiem nenhum partido ou candidato, estamos empenhados em apoiar o processo democrático e apoiar as aspirações do Zimbabué de combater a corrupção e fortalecer o Estado de direito", afirmou o comunicado.
-0- PANA MA/NFB/JSG/MAR 23 agosto2023