Deputado do principal partido de oposição suspenso na África do Sul
Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - Um deputado da Aliança Democrática (DA, sigla em inglês), principal partido da oposição, está suspenso a partir desta quinta-feira por incitação ao racismo, soube a PANA de fonte oficial.
Recém-eleito na Assembleia Nacional, o deputado Renaldo Gows foi visto num antigo vídeo clip onde dizia “Matem todos Kaffirs” (um insulto racial, em alusão aos negros), lê-se num comunicado a que a PANA teve acesso.
A DA, que está a formar um governo de unidade nacional com o Congresso Nacional Africano (ANC, sigla em inglês), partido no poder, confirmou tê-lo suspendido enquanto espera pelos resultados de um inquérito interno aberto sobre o sucedido.
“A DA concluiu que o vídéo, onde Renaldo Gouws utilizava uma linguagem péssima, é autêntico e não um falso como se suspeitava antes. Portanto, o executivo federal da DA suspendeu Gouws com efeitos imediatos enquanto ele faz face a acusações e ao processo disciplinare perante a Comissão Jurídica Federal do partido”, diz a nota.
Uma petição online foi lançada para reclamar pela revogação de Gows do Parlamento sul-africano, tendo já obtido 50.000 assinaturas.
De facto, exacerbou-se um clima de tensão racial no seio do principal partido da oposição na África do Sul na sequência das eleições renhidamente disputadas em 30 anos de democracia no país.
Historicamente branca, a DA está a ser dirigida por John Steenhuisen, que, até ao momento, ainda não comentou o escândalo.
-0- PANA CU/MA/MTA/JSG/DD 20junho2024