Cinco países africanos presentes no Festival Internacional de Teatro de Cabo Verde
Praia, Cabo Verde (PANA) - A 27.ª edição do Festival Internacional de Teatro de Cabo Verde (Mindelact), que arranca esta sexta-feira, 06, na ilha de São Vicente, conta com a presença garantida de 14 países, com destaque para cinco do continente africano, apurou a PANA de fonte da organização.
Entre as companhias teatrais africanas participantes, para além de Cabo Verde, figuram grupos de Angola, Senegal, África do Sul, Togo e Quénia.
De acordo com presidente da associação Mindelact, João Branco, há duas questões que impediam antes a organização de trazer grupos do continente africano.
“A primeira tem a ver com a informação que não circula, onde a maior parte das companhias não têm 'sites' próprios, o que torna difícil conhecermos os trabalhos que são feitos nestes países.
"A segunda está relacionada com os transportes e, por exemplo, é muito difícil fazer chegar uma companhia de Moçambique, onde há um teatro muito rico, inclusive com o estabelecimento, em Maputo, de muitas companhias profissionais, mas é incomportável do ponto de vista financeiro por causa das escalas dos voos", lamentou João Branco.
Contudo, admitiu, o confinamento devido à pandemia da covid-19 permitiu que conhecessem o trabalho desses grupos, com a participação em projetos onde havia grupos de diferentes países africanos, alargando a "rede de afetos" do Mindelact.
Conforme fonte do certame, a programação da edição deste ano do festival, que vai decorrer de 05 a 15 de novembro, conta "67 espetáculos", sendo que "muitos em estreia mundial" e com artistas de três continentes.
Devido ao desagravamento da situação epidemiológica, em Cabo Verde, conforme alterações legais introduzidas já no final de outubro pelo Governo, a lotação das salas de espetáculos, e também do Mindelact, voltou a estar autorizada até 100 por cento, com a apresentação de certificados de vacinação e do uso de máscaras.
O festival incluirá outras artes, como exposições artísticas e literárias, a retoma da extensão na cidade da Praia, ilha de Santiago, prosseguindo igualmente a vertente do teatro digital, transmitidas em direto nas redes sociais.
Considerada uma referência nos festivais de teatro entre os países africanos de língua oficial portuguesa, a edição de 2021 do Mindelact integra ainda um teatro radiofónico inspirado no trabalho desenvolvido em Elvas pela companhia portuguesa "Um Coletivo", que volta agora a Cabo Verde.
-0- PANA CS/IZ 06nov2021