Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde vence Rwanda em jogo de estreia de CAN de andebol

 

Praia, Cabo Verde (PANA) – A seleção de andebol sénior masculino de Cabo Verde venceu, quarta-feira, a sua congénere do Rwanda por 52-27, em jogo de estreia da 26.ª edição do Campeonato Africano das Nações (CAN) 2024, em curso no Egito, apurou a PANA de fonte segura.

Em partida a contar para a primeira jornada do grupo A, Cabo Verde, atual vice-campeão africano da modalidade, esteve sempre na frente do marcador e terminou a primeira parte a vencer por 24-13.

Na segunda parte, o país manteve a mesma toada e terminou o jogo com um triunfo expressivo de 52 -27.

Cabo Verde volta ao campo esta sexta-feira, para defrontar a Zâmbia, derotada na primeira jornada pela República Democrática do Congo (RDC) por 21-40.

O terceiro e último jogo de Cabo Verde na fase do Grupo opó-lo-á à RDC,  marcado para 21 de janeiro corrente.

De acordo com o regulamento da Confederação Africana de Andebol (CAH, sigla em francês), os dois melhores de cada grupo avançam para a próxima fase.

Na edição passada da competição, a seleção cabo-verdiana alcançou o 2.° lugar, ao ser derrotado, na final, pelo Egito por 25-37, classificação que lhe permitiu apurar-se para o Campeonato do Mundo de Andebol, decorrido na Polónia e na Suécia, de 11 a 29 de janeiro de 2023.

Nesta edição da CAN, Cabo Verde tem como grande ambição conquistar o pódio, ou seja classificar-se nos três primeiros lugares da prova, de modo a garantir uma vaga no torneio de qualificação Olímpica agendado para 2024 em Paris (França).

-0- PANA CS/DD 18janeiro2024