CEDEAO e UA enviam missão pré-eleitoral conjunta à Libéria
Monróvia, Libéria (PANA) – A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e a União Africana (UA) enviaram uma missão de informação pré-eleitoral à Líbéria, soube a PANA de fonte oficial.
A missão da CEDEAO é incumbida de avaliar o estado de preparação do país para eleições presidenciais e legislativas previstas para 10 de outubro de 2023 na Libéria, segundo a mesma fonte.
Num comunicado publicado no último fim de semana, a organização subregional oeste-africana indica que a sua missão, que permanecerá no local, de 23 a 29 de julho corrente, é co-dirigida por um ex-presidente da Comisssão Eleitoral Independente da Nigéria (CENI), Attahiru, e por um responsável da Comissão da UA para a Democracia, Eleições e Constitucionalismo, Calixte Mbari.
Fazem igualmente parte dela Haja Alari Cole, membro do Conselho dos Anciões da CEDEAO, Jean Mensa, presidente da Comissão Eleitoral do Gana, Elyse Ouadraogo, presidente da Comissão Eleitoral Nacional Independente do Burkina Faso, Muhammad Sulaiman Isa, embaixador adjunto da Nigeria junto da CEDEAO, Cyriaque Agnekethom, diretor da Manutenção da Paz e Segurança Regional da CEDEAO, bem como uma equipa técnica conjunta das Comissões da CEDEAO e UA.
De acordo com a fonte, a delegação conjunta realizará sessões de trabalho com diferentes partes envolvidas no processo eleitoral na Nigéria, nomeadamente o Governo, a Comissão Eleitoral Nacional, o poder judicial, o Parlamento, partidos políticos, organizações da sociedade civil, agências de segurança e parceiros internacionais no desenvolvimento.
No termo das suas atividades, a missão submeterá um relatório completo que esclarecerá o apoio da CEDEAO e da UA ao processo eleitoral de 2023 na Libéria, lê-se na nota.
As duas organizações forneceram um apoio similar ao país durante as suas últimas eleições em 2017.
-0- PANA MA/RA/NFB/JSG/FK/DD 24julho2023