Burundi acolhe 20ª Cimeira Extraordinária de Chefes de Estado da Comunidade da África Oriental
Bujumbura, Burundi (PANA) - Os Presidentes do Uganda, Yoweri Museveni, do Rwanda, Paul Kagame, da Tanzânia, Suluhu Samia, do Quénia, William Ruto, e da República Democrática do Congo, Felix Tshisekedi, chegaram sábado a Bujumbura, para participar na 20ª Cimeira Extraordinária de Chefes de Estado dos sete países membros da Comunidade da África Oriental (EAC) cuja agenda oficial se centra nas questões de segurança na sub-região.
As incertezas continuaram a pairar, no início da tarde, sobre a chegada em pessoa de Salva Kiir, Presidente do Sudão do Sul, ocupada pela visita do Soberano Pontífice, Francisco, desde sexta-feira
A presidência rotativa desta Comunidade Econômica de Livre Comércio é atualmente ocupada pelo Burundi.
O recrudescimento de insegurança no leste da República Democrática do Congo foi recentemente objeto de uma série de cimeiras extraordinárias, sem muito sucesso.
Da Cimeira anterior resultou o destacamento de uma força militar regional cuja “inércia” já foi alvo de várias manifestações hostis na RD Congo.
A insegurança neste vasto país da África Central é alimentada por vários grupos rebeldes armados, sendo o mais ativo o “Movimento 23 de março de 2009” (M23).
As supostas conexões com este movimento rebelde levaram o Rwanda a ser excluída da força regional da imposição da paz na República Democrática do Congo.
O Rwanda e o Burundi também tiveram relações tensas nos últimos anos.
Esta é a primeira visita ao Burundi do Presidente rwandês desde a crise eleitoral de 2015 em que Kigali teria desempenhado um papel catalisador, segundo acusações de círculos oficiais em Bujumbura.
-0- PANA FB/JSG/MAR 04fev2023