Zâmbia promete continuar política de gestão da dívida
Lusaka, Zâmbia (PANA) – O Governo da Zâmbia transmitiu formalmente ao Fundo Monetário Internacional (FMI) as medidas que está a tomar para manter a sustentabilidade da sua dívida.
A decisão surge na sequência do último compromisso assumido, em novembro passado, entre o Governo e a missão do FMI, em Lusaka, capital zambiana.
A Missão do FMI visitou a Zâmbia a convite do Governo zambiano para discutir sobre os recentes progressos económicos deste país da África Austral, mas igualmente sobre as perspetivas económicas de 2020 e a médio prazo.
O ministro zambiano das Finanças, Bwala Ng'andu, declarou aos jornalistas, quarta-feira, em Lusaka, que, com base em conclusões da missão do FMI de novembro passado, o Governo vai trabalhar em colaboração com esta organização internacional para definir uma relação de trabalho com as autoridades zambianas e determinar a natureza do seu apoio ao Governo zambiano.
Segundo ainda o ministro zambiano, a próxima reunião com o FMI vai decorrer de 18 de março a 1 de abril de 2020.
O Governo zambiano, segundo Ng'andu, reconhece o apoio que a Zâmbia recebe da parte dos parceiros de cooperação nos setores socioeconómicos, como a educação, a saúde, a energia e a agricultura, e continuará a sua colaboração com estes parceiros.
Ng'andu reiterou igualmente que o seu Governo fará tudo para garantir a aplicação das medidas relativas à gestão da dívida, como o preconizou o gabinete.
Declarou que o seu Governo continuará a engajar-se com os parceiros de cooperação para apoiar o crescimento económico do país e a sua agenda de desenvolvimento, acrescentando que a aplicação das medidas definidas vai permitir ao Governo instaurar a sustentabilidade da dívida e colocar a economia do país no caminho do desenvolvimento.
-0- PANA MM/AR/BAI/BEH/MAR/IZ 12fev2020