Togo acolhe fórum sobre reforço de luta contra medicamentos falsos em África
Dakar, Senegal (PANA) - Uma reunião, designada "Iniciativa de Lomé", com vista a reforçar meios na luta contra medicamentos falsificados em África, realizar-se-á de 17 a 18 de janeiro corrente na cidade capital togolesa, soube a PANA de fonte oficial no local.
Os chefes de Estado do Congo-Brazzaville, Denis Sassou Nguesso, da Gâmbia, Adama Barrow, do Gana, Nana, do Níger, Issoufou Mahamadou, do Uganda, Yoweri Museveni, do Senegal, Macky Sall, e do Togo, Faure Gnassingbé, participarão neste encontro, que visa intensificar no continente africano a luta contra este "verdadeiro flagelo" porque mais da metade dos medicamentos vendidos em África são falsificados, segundo um comunicado oficial a que a PANA teve acesso em Lomé.
A "Iniciativa de Lomé” culminará na assinatura duma declaração política e de um "acordo-quadro legalmente vinculativo” para
Segundo a Fundação Brazzaville, que tomou esta iniciativa, o objetivo é reforçar a legislação para criminalizar o tráfico de medicamentos, como primeira fase de um programa mais largo que visa garantir um acesso a medicamentos seguros e eficazes a todos os seus cidadãos.
"O encontro marca a determinação dos chefes de Estado a lutar contra um comércio assassino que mata anualmente várias centenas de milhares de pessoas e financia a criminalidade transnacional e o terrorismo”, explicam os responsáveis da Fundação Brazzaville.
Além dos chefes de Estado, anuncia-se a presença em Lomé do príncipe Michael de Kent, membro da família real britânica, que atua no seio da Fundação Brazzaville.
-0- PANA CP/JSG/FK/DD 6jan2020