Pugilistas cabo-verdianos presentes em torneio de qualificação para olimpíadas de Tóquio
Praia, Cabo Verde (PANA) – Quatro pugilistas cabo-verdianos, dos quais três em masculinos e uma em femininos) participam em Dakar (Senegal) num torneio de boxe para o apuramento dos representantes africanos nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, apurou a PANA de fonte desportiva.
A única atleta feminina, Ivanusa Moreira, com residência em Portugal, vai entrar em cena na próxima segunda-feira, 24 de fevereiro corrente, para defrontar Nakalema Emly Tinan, do Uganda, nos quartos-de-final dos 64-69 quilos.
Nesta competição feminina estão em prova pugilistas provenientes de Cabo Verde, da Argélia, dos Camarões, da Cote d’Ivoire, do Gana, de Marrocos, de Moçambique, do Quénia, da República Democrática do Congo, do Senegal e do Uganda.
Na prova masculina, categoria dos 52 quilos, o Cabo-verdiano David Pina inicia a sua participação neste domingo, 23 de fevereiro, enfrentando Chinyemba Patric da Zâmbia.
Cabo Verde está ainda a competir em Dakar com os pugilistas Wilson Semedo (57 quilos) e Davilson Morais (mais de 91 quilos).
De acordo com a organização, há 33 vagas nas Olimpíadas de Tóquio, disponíveis em Dakar, sendo 22 para homens e 11 para mulheres, estando já garantida a qualificação olímpica a qualquer pugilista que consiga chegar à final.
Além disso, em seis categorias de peso masculino (peso mosca a peso leve) e uma divisão feminina (peso mosca), haverá um terceiro local de qualificação disponível.
Segundo o regulamento da prova, isso será decidido por um ‘box-off’ entre os dois meios-finalistas perdedores.
Ainda haverá mais uma oportunidade de qualificação para o Tóquio 2020 para atletas africanos que se apurarem para o evento final, ou seja o campeonato do mundo em Paris (França), em maio próximo.
-0- PANA CS/DD 22fev2020