Kigali, Rwanda (PANA) – Qualquer forma de publicidade sobre medicamentos ou serviços sanitários no Rwanda é doravante proibida em programas televisivos, bem como nas antenas de todas as emissoras radifónicas do país, anunciou a Autoridade Rwandesa de Regulação de Alguns Serviços de Utilidade Pública (RURA).
Esta medida vai ao encontro da decisão ministerial relativa à informação e à publicidade sobre medicamentos e outros serviços sanitários no país, segundo o mesmo texto.
De acordo com as autoridades rwandesas, esta medida também impõe uma restrição sobre a promoção de medicamentos e de qualquer atividade de informação e de incitação realizada por fabricantes e por distribuidores para serem receitados aos pacientes.
Esta medida surge depois de o Rwanda ter registado, nos últimos meses, um fluxo de promotores da medicina tradicional que recorrem a várias rádios e televisões privadas, nomeadamente para incitar o público a comprar seus produtos.
A Lei sobre a Medicina Tradicional Rwandesa foi promulgada, há vários anos, mas o efetivo real das clínicas neste setor continua a ser, até ao momento, desconhecido do ministério rwandês da Saúde, indica-se.
-0- PANA TWA/IS/FK/DD 21fev2019