Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, participará sábado na Cimeira da Paz no Cairo, confirmou o seu gabinete.
“O Presidente Ramaphosa está profundamente preocupado com os ataques civis, a consequente enorme perda de vidas, o deslocamento da população e a crise humanitária na Faixa de Gaza”, afirmou o seu gabinete num comunicado a que a *PANA teve acesso.
Espera-se que a cimeira aborde a questão da ajuda humanitária e apele a um processo de paz, na presença de Israel e o Hamas (grupo terrorista palestiniano) no evento.
O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, também estará presente, assim como os chefes de Estado do Iraque, do Kuwait, dos Emirados Árabes Unidos, do Bahrein, da Grécia e da Itália.
Esta semana, o Departamento de Relações Internacionais e Cooperação da África do Sul (DIRCO) apelou ao Tribunal Penal Internacional (TPI) para investigar possíveis crimes de guerra cometidos nos territórios palestinianos.
Instou o procurador do TPI, Karim Ahmad Khan, a "manifestar imediatamente a sua intenção de investigar este e outros crimes de guerra, bem como o crime de genocídio neste conflito, e incluir, na sua investigação, a responsabilidade daqueles que tenham ajudado e encorajado estes crimes."
-0- PANA CU/MA/NFB/JSG/MAR/DD 20outubro2023