Presidente senegalês pede aceleração de mecanismos de luta contra inundações
Dakar, Senegal (PANA) - O chefe do Estado senegalês, Macky Sall, pediu, quarta-feira última, ao Governo para acelerar a implementação ideal do Programa Decenal de Luta contra Inundações, lançado em 2012, soube a PASNA de fonte ofifical em Dakar.
Também lhe pediu, nessa ocasião, para acelerar a segunda fase do Projeto de Gestão de Águas Pluviais e Adaptação às Mudanças Climáticas.
O apelo de Macky Sall segue-se às enchentes causadas por chuvas torrenciais que se abateram em todo o país, desde a última sexta-feira.
"Ele apelou ao ministro do Interior, bem como a todos os ministros e estruturas envolvidas, para intensificar operações de bombeamento de água", lê-se num comunicado do Conselho de Ministros transmitido à PANA.
O Presidente Sall já tinha decidido, na noite de terça-feira última, disponibilizar um envelope orçamental de emergência de 10 biliões de francos CFA (cerca de cinco milhões de dólares americanos) destinados a reforçar a eficácia das operações de bombeamento e dos sistemas de saneamento de base.
O apoio financeiro também visa ajudar os sinistrados, de acordo com a nota.
"Os três bilhões servirão de apoio direto às populações sinistradas, ao passo que os restantes sete bilhões de francos (cerca de três milhões de dólares americanos) serão utilizados para apoiar os serviços dos bombeiros, o ONAS (Escritório Nacional de Saneamento) e adquirir equipamentos adicionais”, precisou o estadista senegçês na sua mensagem à nação.
As enchentes, cujo balanço oficial de vítimas ainda não foi estabelecido, fizeram pelo menos seis mortos, numerosos danos materiais e milhares de pessoas afetadas.
A situação pode vir a agravar-se devido a chuvas e trovoadas de intensidade variada, em quase todo o país, anunciadas para a noite desta sexta-feira pela Agência Nacional de Aviação Civil e Meteorologia (ANACIM).
-0- PANA AAS/JSG/SOC/MAR/DD 10set2020