Morreu secretário-geral da OPEP
Abuja, Nigéria (PANA) - O secretário-geral da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), Mohammad Barkindo, morreu terça-feira em Abuja, soube a PANA de fonte oficial. .
A Companhia Nacional de Petróleo da Nigéria (NNPC, sigla em inglês) anunciou que Barkindo, de 63 anos de idade,
"Perdemos o nosso estimado Mohammad Sanusi Barkindo. Ele faleceu por volta das 23 horas (22 horas GMT) ontem (terça-feira), 5 de julho de 2022", lamentou o diretor-geral da Companhia Nacional de Petróleo da Nigéria (NNPC, sigla em inglês), Mele Kyari, na sua conta verificada twitter, na manhã de quarta-feira última.
"É certamente uma grande perda para a sua família imediata, a NNPC, o nosso país, a Nigéria, a OPEP e a comunidade global de energia. Disposições para o seu enterro serão anunciadas dentro em breve", acrescentou Kyari, citado pelo jornal nigeriano Premium Times.
O jornal disse no entanto que as circunstâncias da sua morte não estão claras.
Lembrou que, terça-feira última, Barkindo se reuniu com o Presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, ao quem anunciou que seu mandato de seis anos, como secretário-geral da OPEP, terminava.
O jornal acrescenta que também fez um discurso na Conferência de Petróleo e Gás da Nigéria, em curso em Abuja.
Ex-diretor-geral da NNPC, Barkindo foi nomeado secretário-geral da OPEP em 2016, sendo assim o quarto nigeriano a ocupar o cargo e a 28.ª pessoa no cargo no total.
O ex-Vice-Presidente nigeriano, Atiku Abubakar, numa homenagem a Barkindo, descreveu-o como um homem que "deixou uma marca indelével no seu serviço à nossa nação e à OPEP."
"Ele foi de facto um digno embaixador da Nigéria. Ele morreu no ativo, depois de discursar na Conferência de Petróleo e Gás da Nigéria, em Abuja, e mantido um encontro com o Presidente (nigeriano), Muhammadu Buhari, horas antes da sua morte", lamentou Abubakar.
-0- PANA MA/MTA/IS/MAR/DD 06julho2022