Praia, Cabo Verde (PANA) - O Presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, saudou a designação do seu homologo do Senegal, Diomaye Faye, para dialogar com os países que anunciaram a sua saída da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), apurou a PANA de fonte segura.
Numa mensagem divulgada na sua página do Facebook, o líder cabo-verdiano diz acreditar que o homólogo senegalês, designado no fim de semana findo, “pode construir pontes e estabelecer compromissos”, em linha com “soluções negociadas” para os conflitos.
Pelo qual, ele disse esperar que “os constrangimentos vigentes possam vir a ser ultrapassados através do diálogo e em defesa do bem comum.”
O presidente em exercício da CEDEAO, o chefe do Estado nigeriano, Bola Tinubu, nomeou os seus homólogos do Senegal e do Togo para mediarem as negociações sobre o regresso do Níger,do Burkina Faso e do Mali ao bloco económico regional.
Em fevereiro último, a organização levantou sanções que lhes tinha imposto, na sequência dos golpes de Estado ocorridos nos três países, mas estes ainda não manifestaram a intenção de regressarem.
Ao invês, os respetivos líderes militares, designadamente o coronel Assimi Goita (Mali), o capital Ibrahim Traoré (Burkina Faso) e o general Abdourahamane Tiani (Níger), formalizaram, no início de julho, a constituição de uma confederação, a chamada “Aliança dos Estados do Sahel” (AES).
-0- PANA CS/DD 11julho2024