Cabo Verde abre consulado em Dakhla
Rabat, Marrocos (PANA) - Cabo Verde acaba de abrir um consulado geral em Dakhla, cidade do Sara Ocidental - território não autónoma anexado a Marrocos-, marcando assim o seu firme apoio à soberania deste país sobre este último, soube a PANA de fonte oficial.
A cerimónia de inauguração deste consulado foi presidida, quarta-feira, pelo ministro cabo-verdiano dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Rui Alberto De Figueiredo Soares, e pelo ministro marroquino dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e Marroquinos no Estrangeiro, Nasser Bourita, na presença de muitos eleitos e cônsules acreditados em Dakhla.
Assim sendo, o número de consulados abertos nas províncias do sul de Marrocos aumentou para 27, dos quais 15 em Dakhla e 12 em Laâyoune, a capital do Sara Ocidental.
Cabo Verde abriu, terça-feira, uma embaixada em Rabat, a capital marroquina, durante uma cerimónia presidida por Rui Alberto De Figueiredo Soares e por Nasser Bourita.
O Sará Ocidental (República Árabe Sarauí Democrática); cuja capital é Lâayoune, foi ocupado por Marrocos, logo depois do seu abandono pela Espanha em 1976.
Porém, a Frente Polissário, movimento armado sarauí, luta, desde então, contra Marrocos, para reivindicar a independência deste território, beneficiando do apoio da Argélia.
-0- PANA AT/IN/IS/DIM/DD 01setembro2022