Burkina Faso tem 157 estações de rádio
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – O Burkina Faso tem atualmente 157 estações de rádio, revelou o ministro da Comunicação, Rémis Dandjinou, por ocasião da 9ª edição do Dia Mundial da Rádio, celebrado nesta quinta-feira, sob o lema "Nós somos diversidade".
Desde 25 de outubro de 1959, quando a Rádio Alto Volta (atual Burkina Faso) começou a emitir, até 13 de fevereiro de 2020, existem 157 estações de rádio de vários tipos que cobrem o território nacional e que, através das ondas hertzianas, asseguram uma rede informativa e educativa de todas as populações, disse Dandjinou.
Ele observou que a edição de 2020 do Dia Mundial da Rádio ocorre num momento em que o Burkina Faso está sob repetidos ataques do terrorismo e ameaças à convivência e coesão social.
"Este contexto nacional tem um impacto na vida das estações de rádio, algumas das quais tiveram de reduzir o seu tempo de emissão, no melhor dos casos, ou simplesmente fechar, no pior dos casos", considerou.
Levantou a questão do respeito e proteção da integridade física dos trabalhadores dos mídia, bem como a questão de garantir os investimentos feitos pelos promotores.
"Apesar destas dificuldades, as estações de rádio e seus atores permaneceram comprometidos com a sua missão, dando às pessoas os meios da resiliência para com as populações e atuando como uma interface entre o cidadão, a autoridade e os outros atores", saudou.
"Gostaria, no entanto, tendo em conta o difícil contexto de segurança que atreversa o Burkina Faso, lembrar a pesada responsabilidade que os atores (promotores, emissores, jornalistas e técnicos, entre outros) têm na preservação da vida comunitária e da coesão social, a sua obrigação necessária de serem vetores de informação responsável, profissional e sensível aos conflitos e a sua necessária contribuição para a busca da paz", concluiu-ele.
-0- PANA TNDD/DIM/IZ 13fev2020