Blinken sublinha necessidade de proteger missões diplomáticas no Sudão
Cartum, Sudão (PANA) - O secretário de Estado americano, Antony Blinken, sublinhou a necessidade de se proteger missões diplomáticas no Sudão, anunciou o Departamento de Estado americano.
Segundo um comunicado do Departamento de Estado americano, Blinken manifestou esta posição do seu país, quando contactava, segunda-feira última, por telefone, os comandantes das forças sudanesas atualmente em conflito em Cartum e noutras zonas.
O chefe da diplomacia americana sublinhou aos seus interlocutores, designadamente o general Abdel Fattah al Burhan, comandante das Forças Armadas Sudanesas, e o general Mohamed Hamdan Daglo, comandante das Forças de Apoio Rápido (seu número dois), a necessidade de proteger os civis e de regressar à mesa de negociações no Sudão.
Também sublinhou a urgência de se chegar a um cessar-fogo que permita a entrega de ajuda humanitária às pessoas afetadas pelos combates iniciados sábado último, a reunificação das famílias sudanesas dispersadas no mesmo contexto.
O desejo de Blinken é o mesmo cessar-fogo permita à comunidade internacional presente em Cartum garantir a segurança da sua presença.
"O secretário de Estado americano expressou a sua profunda preocupação com a morte e ferimentos de muitos civis sudaneses devido aos combates contínuos e indiscriminados", lê-se no documento.
Lembrou aos seus interlocutores a sua responsabilidade de garantir a segurança e o bem-estar de civis, do pessoal diplomático e de trabalhadores humanitários, disse a fonte.
Já segunda-feira última, 17 de abril de noite, a Organização das Nações Unidas (ONU) recenseava perto de 200 mortos e mais de 1.800 feridos.
Porém, segundo médicos, nenhum balanço é fiável enquanto o campo de batalha for perigoso e outros corpos sem vida e outros feridos não forem encontrados.
-0- PANA MO/VAO/NFB/IS/SOC/MAR/DD 19abril2023