Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) – Mais de 60 pessoas correm o risco de vida na sequência de inundações maciças ocorridas terça-feira em Durban e outras partes da província de KwaZulu-Natal (nordeste), soube a PANA de fonte segura.
Milhares de pessoas ficaram sem casas devido à tragédia cujos danos se estimam em biliões de rands, de acordo com a fonte.
O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, era esperado nesta cidade portuária do país à tarde de quarta-feira.
A câmara municipal da cidade afirmou que as operações de resgate continuam a ajudar os residentes afetados pelas inundações causadas pelas fortes chuvas.
As equipas de gestão de catástrofes naturais estão a trabalhar na província, em condições difíceis e perigosas para socorrer pessoas bloqueadas.
Os partidos políticos apelaram ao primeiro-ministro de KwaZulu-Natal, Sihle Zikalala, para declarar o estado de catástrofe na província.
A declaração do estado de catástrofe permitirá à província pedir financiamentos de emergência ao Tesouro Nacional e obter a aprovação para redefinir as prioridades dos orçamentos atuais a fim de levar a cabo obras de reconstrução necessárias.
A ministra da Governação Ccooperativa e Assuntos Tradicionais, Nkosazana Dlamini-Zuma, disse que estão vão cair mais chuvas, aconselhando consewuentemente os habitantes a serem prudentes.
-0- PANA CU/MA/NFB/JSG/DIM/DD 13abril2022