Túnis, Tunísia (PANA) - O número de suicídios ou tentativas de suicídio atingiu em maio último 36 casos, dos quais 72 por cento atribuídos a homens (26), afirmou segunda-feira o Fórum Tunisino dos Direitos Económicos e Sociais num seu relatório mensal.
A faixa etária dos 36 a 45 anos e a das crianças menores dos 15 anos de idade são as mais afetadas por este flagelo, com uma taxa estimada de 28 por cento, seguido pela franja dos 26 a 35 anos de idade, com 22 por cento, lê-se no documento.
O suicídio por imolação, ligado à insurreição de 2011, representa 50 por cento dos suicídios ou das tentativas de suicídio, com descontentes a utilizarem muitas vezes este método para exigirem a satisfação das suas exigências para saírem da crise social em que se encontram mergulhados devido à pandemia da covid-19 (coronavírus).
O Fórum indicou, por outro lado, que a violência nos seus aspetos criminosos, relacionados com roubos, ataques deliberados, crimes violentos e assassinatos, representa mais de 55 por cento da totalidade de casos registados no país, durante o mês de maio último.
As reações violentas incalculadas estão em segundo lugar, com 22 por cento, seguidas pela violência doméstica (20 por cento) e por agressões sexuais (15 por cento) do total destes atos assinalados em maio último, acrescentou o Fórum.
-0- PANA YY/IN/IS/DIM/DD 15junho2020