Agência Panafricana de Notícias

África do Sul lança rádio online para promover sua política estrangeira

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - O Ministério sul-africano da Cooperação e Relações Internacionais inaugurou uma estãção de rádio online que emite 24 horas sobre 24 com vista a melhorar a comunicação sobre a política estrangeira nacional.

A Ubuntu Radio, cujo lançamento decorreu quinta-feira, é acessível na internet (www-ubunturadio.com), e representa a primeira rádio do género no continente.

Segundo o porta-voz do Ministério, Clayson Monyela, esta estação é a primeira a funcionar sob a égide duma instituição do Governo, com o objetivo não lucrativo, sendo uma « Talk Radio », que privilegia os debates.

Com a conetividade Internet na África do Sul e no continente africano a necessitar duma maior penetração, a rádio trocará sobre programas com parceiros mídias identificados, nomeadamente a "Channel Africa" da South African Broadcasting Corporation e as rádios comunitárias, para ter um maior alcance e e uma maior influência.

O objetivo da Ubuntu Radio é criar uma plataforma de troca de pontos de vista e de opiniões entre as diferentes partes interessadas, nomeadamente os formadores de opinião, os think tank, os professores universitários, os estudantes, os alunos, os diplomatas e outros atores chaves da diplomacia e das relações internacionais.

Através da sua conceção, o seu índice de audiência não se limita aos cidadãos sul-africanos, mas envolve a comunidade internacional.

O Ministério explica que a sua escolha duma rádio baseada na internet pelo facto de ter sido inspirado pelos resultados dum vasto inquérito realizado sobre a eficácia, influência e índice de audiência das estações rádio baseadas na Internet no mundo.

O inquérito revelou que a rádio online se desenvolveu muito nos últimos 10 anos, e os seus benefícios são visíveis.

-0- PANA CU/SEG/NFB/JSG/FK/IZ 18out2013