Agência Panafricana de Notícias

UA pede envio de tropas ao Mali e saúda ofensiva francesa

Addis Abeba, Etiópia (PANA) – O Conselho de Paz e Segurança (CPS) da União Africana (UA) lançou um apelo terça-feira para uma ajuda militar de emergência ao Mali para impedir a progressão dos rebeldes e saudou a ação militar de França neste país.

O CSP congratulou-se com o apelo da Presidente da Comissão da UA, Nkosazana Dlamini Zuma, para um apoio militar urgente contra a insurreição no Mali e pediu uma assistência logística para o desdobramento de tropas.

Ele saudou os esforços envidados até agora para supervisionar o desdobramento da Missão de Apoio no Mali (MISMA) dentro de alguns dias para ajudar a repelir as forças rebeldes.

A África do Sul, os Estados Unidos e países membros da União Europeia prometeram diversos níveis de apoio a esta missão nos planos logístico e da informação.

O Burkina Faso, a Guiné, o Senegal, o Níger e a Nigéria, que prometeram enviar tropas para esta força prevista de 3 mil 300 soldados, deverão realizar outras reuniões sobre o desdobramento destes militares.

O CPS indicou que a ação militar francesa destinada a afastar os islamitas, que ocupam o norte do Mali há cerca de nove meses, foi autorizada por resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

-0- PANA AO/VAO/FJG/AAS/SOC/CJB/TON 16jan2013